terça-feira, 2 de julho de 2013

Uma Lua Particular - Private Moon Project


Quem nunca parou para apreciar a imagem daquela lua cheia e brilhante pairando no céu? A décadas símbolo de romantismo, presente em cenas de amor, poemas, músicas e contos, a lua sempre ocupou um espaço majestoso nos nossos olhos ou nas letras dos poetas (no meu caso, crônicas).
Há um homem que imaginou mais. E criou. Leonid Tishkov, é um artista russo com mais de 30 anos de carreira, visionário de mundos poéticos, conhecido por misturar em suas obras, o folclore e o surrealismo, transformando suas instalações em um teatro fantasioso. Leonid criou o projeto Private Moon, um poema visual, que conta a estória de um homem que encontra a lua e a tem por toda a vida.


 COMO ELE CONHECEU SUA LUA...

O projeto começou em 2003 como uma homenagem ao pintor René Magritte e se expandiu para uma série de fotografias feitas em mais de 15 países.
O artista explica que certa vez foi convidado para fazer uma instalação ao ar livre, em um lugar pitoresco em Moscou. Na margem do lago havia um lindo pinheiro velho, e de repente ele imaginou uma lua brilhando através de sua silhueta. Lembrou-se então, de um trabalho do surrealista belga René Magritte, e seu quadro ''Árvore com Lua Crescente'', de 1955, onde uma fina lua congelada paira sobre a silhueta de uma árvore na floresta. Com essa inspiração, alugou um estúdio e preparou sua lua de 2 metros de comprimento com luzes dentro. Pendurou-a no pinheiro e ascendeu a luz. Então, aconteceu o milagre!!! Muitos expectadores pensaram que a lua havia descido do céu e caído na Terra. Desde então, o artista tem viajado com sua lua ao redor do mundo.


Apesar de seus 10 anos, o projeto ainda está em processo, segundo Tishkov. Private Moon, é a busca por belas imagens, em superfícies sempre planas no nosso imaginário e transformá-las em algo grandioso, com isso, ''uma caixa velha e comum que brilha e fica pendurada em uma árvore pode ser muito poética e há nela algo ao qual temos uma reação emocional profunda'', comenta o artista.



''No mundo superior, na verdade, no sótão da casa dele, viu a lua caindo do céu. Primeiramente, ela estava se escondendo do sol num túnel escuro e úmido e estava constantemente assustada com os trens que passavam. Então, ela foi para a casa do homem. Ele a envolveu num cobertor quente, deu-lhe maçãs de outono e tomou chá com ela. Quando ela finalmente se recuperou, ele a colocou num barco e a carregou através de um rio escuro para uma ribanceira mais acima, onde luas crescem de pinheiros. Ele desce para o mundo inferior, vestindo as roupas de seu falecido pai e então retorna, iluminando o caminho com sua lua particular. Transcendendo as fronteiras entre os dois mundos por pontes estreitas, imerso em um sonho e tendo
cuidado com essa criatura celestial, o homem retorna para um ser vivo mitológico do mundo real, como em um fantástico conto de fadas.'' - Leonid Tishkov











O funeral da lua todas as manhãs
Ao cair da noite, você descobre o corpo da lua recém nascida
e ajuda a devolvê-la para o céu
deixando apenas um rastro na neve
uma impressão de luz descongelando
Leonid Tishkov 2003

Fotografias de Leonid Tishkov e Boris Bendikov

2 comentários:

Myrian disse...

Esse projeto é encantador, adorei o post, Ranny!

Myrian disse...

Esse projeto é encantador, adorei o post, Ranny!